quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Relatório das aulas 11 e 12

2ª etapa de encontros
Relatório 11 e 12

Bem, neste primeiro dia da segunda etapa, cheguei bastante entusiasmada, visto que eu tinha aprendido muitas coisas novas no nosso segundo encontro em Porto Alegre.
A primeira aula desta segunda etapa foi realizada dia 18/10/2009 e teve a duração de 4h. Nesta aula, estiveram presentes todos os cursistas e tivemos a felicidade de ter a companhia de outra colega, Márcia, que não participou da primeira etapa por motivos particulares.
Como eu já mencionei anteriormente, eu cheguei com muito entusiasmo e vontade de passar as novidades aos meus colegas e eles também acabaram entrando no clima, fazendo desta uma aula muito interessante.
No início, fizemos a dinâmica “cumprimentando o colega” que nos foi oferecida uma cópia pela colega Amélia (A Mulher de Verdade).

A dinâmica era a seguinte:
Metodologia:
1 – O instrutor comunica aos participantes que irá contar a história de uma viagem que fez a vários países.
2 – De acordo com o relato, os participantes deverão se cumprimentar conforme a cultura de cada país.

* Neste momento, vou contar-lhes a história de uma viagem que fiz a vários países e a oportunidade que tive de conhecer suas culturas, suas riquezas, suas belezas...

• Passei pela Índia onde todos se cumprimentam com um aperto de mão.
• Passei pela Rússia, onde todos se cumprimentam com um beijo no rosto.
• Passei pela Suécia, onde todos se cumprimentam com um encontro de cotovelos.
• Passei pelo Japão, onde todos se cumprimentam tocando os joelhos.
• Passei pelo México, onde todos se cumprimentam tocando os pés.
• Passei pelo Canadá, onde todos se cumprimentam batendo palmas.
• Passei pela Região dos Muçulmanos, onde todos se cumprimentam tocando os ombros.
• Finalmente, o melhor momento foi quando eu cheguei ao meu país, o Brasil. Terra maravilhosa, calorosa, onde todos nós brasileiros nos cumprimentamos com muito afeto. É o país onde sentimos calor humano através do cumprimento mais fervoroso que é o abraço.

Após a dinâmica, foi lida a mensagem “o orgulho de ser educador” de Rubens Alves para motivar os cursistas.

O orgulho de ser educador
O estudo da gramática não faz poetas;
O estudo da harmonia não faz compositores;
O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas;
O estudo da ciência da educação não faz educadores;
Educadores não podem ser produzidos;
Educadores nascem.


Posteriormente, assistimos ao filme do Charles Chaplin para falarmos de grau de letramento de cada um. Falamos também sobre o letramento digital e social.
Lemos o texto “argumentação e linguagem” de Maria Luiza Monteiro Sales Coroa e então assistimos o vídeo “o que é argumentar”. Posteriormente, contei a eles a piada do advogado:

O sujeito chega na casa do advogado, louco da vida, e fala:
- Doutor, eu não sei mais o que fazer, me ajuda!
- Pois não! Responde o advogado.
- Matei minha mulher!
- Não, você não matou. Estão dizendo que você matou.


Ouvimos também a gravação do locutor da rádio de Quixeramobim. Após, assistimos ao vídeo “campanha de valorização do professor”, do qual saiu muitos comentários e críticas.
Para mostrar os defeitos na argumentação. Foi passado o vídeo da propaganda da Strada. Olhamos também a seguinte anedota:

O casal vem pela estrada sem dizer palavra. Brigaram, nenhum dos dois quer dar o braço a torcer. Ao passar por uma fazenda em que há mulas e porcos, o marido pergunta, sarcasticamente:
- Parentes seus?
- Sim, responde ela, cunhados.


E assim seguimos até o final do TP6.

O relatório da 11ª e 12ª aula foi feito junto, pois como o TP6 é extenso foram preciso duas aulas para poder estudá-lo.
A 12ª aula foi realizada dia 27/10/2009, com duração de 4h.
No final do segundo dia, foi assistido o início do vídeo “O Povo Brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário