sábado, 26 de setembro de 2009

Relatório 9

Relatório 9

Este nono encontro foi bastante proveitoso. Foi dia 31/08/2009. Teve a duração de 4 horas. Nele, realizamos a oficina 9.
Primeiramente, os professores cursistas expuseram suas experiências com os alunos na atividade proposta do avançando na prática – unidade 18, pág 105 do TP5. Alguns professores não tiveram tempo de realizar esta atividade, pois estavam em período de provas e recuperações. Mas farão assim que possível.
Após, realizamos a próxima atividade, a parte III. Formamos dois grupos e cada um fez o que estava proposto na atividade da pág. 254 para depois socializar com o outro grupo. Foi muito interessante esta socialização, pois os dois grupos trocaram idéias e experiências.
Por fim, cada professor fez um comentário sobre a oficina realizada. Eles acharam importante esta socialização para o aprendizado como professor.


Relatórios:
História em quadrinhos
O trabalho com história em quadrinho foi realizada com a turma de 5ª série.
Os alunos manusearam revistas, observando a estrutura, a relação dos diálogos com as cenas ilustradas.
Receberam xerox da história de Chico Bento “deixa explicar”, sem os diálogos.
Observaram a ilustração para depois escreverem os diálogos. Poucos conseguiram chegar próximo com o diálogo e as ilustrações. Mas gostaram da atividade.
Professora Carmen Holdefer



Atividade do Gestar – História em quadrinhos
EMEF Joaquim de Moura – Fazenda Itaíba – Santa Bárbara do Sul

População alvo – 5ª e 6ª série
Professora Núbia Lermen

Os alunos fizeram a atividade com muito prazer, apesar que preferiram pintar do que preencher os balões.
• Conversamos sobre as diferenças regionais da linguagem das palavras, principalmente sobre a fala do matuto e do caboclo.
• Apresentaram dificuldades na hora de dar sentido ao texto, denotando mais uma vez a falta de leitura.
Professora Núbia




Produção de História em quadrinho
A atividade sugerida na página 105, TP 5, foi aplicada a alunos da 6ª e 7ª séries, em sua primeira e segunda sugestões, contidas em avançando na prática.
A primeira sugestão não apresentou grau de dificuldade para os alunos, pois conheciam os personagens das historinhas e como se comportavam. Antes de escreverem as falas dos personagens, foram orientados para a significação da forma dos balões e a relação que deveriam ter com o que fosse escrito. A pontuação correspondeu com os tipos de frases e interjeições usadas.
A segunda sugestão de atividade também foi bem sucedida, houve conformidade entre o que os alunos fizeram e a sequência dos fatos proposta pelas histórias.
Complementando as atividades, reescreveu-se as histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos na forma de diálogos, paragrafando, pontuando e empregando o travessão necessário.
Professora Alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário