sábado, 26 de setembro de 2009

Relatório 10




O décimo e último relatório desta primeira etapa, realizou-se dia 17-09-2009. Neste último encontro, trabalhamos com a oficina 10. Esta foi realmente interessante e divertida, pois todos gostaram e se animaram com as atividades propostas.
Primeiramente, cada professor expôs suas atividades do avançando na prática, pagina 230. Nem todos os professores conseguiram realizar esta atividade, pois estamos em final de semestre, tem provas, recuperações... mas se comprometeram a fazer assim que possível.
Após o relato, realizamos as atividades propostas pela oficina. Inicialmente, discutimos a propaganda que estava ali. Após, nos dividimos em dois grupos e cada um fez sua apresentação. Teve até teatrinho de comercial de TV. Foi bastante proveitoso.


Texto Argumentativo: a água do planeta
A atividade proposta em Avançando na Prática, página 229, contida no módulo TP 5, foi aplicada a alunos da 8ª série, turma que apresenta um estágio mais avançado de aprendizagem.
Quase na totalidade, os alunos apresentaram dificuldades na produção de um texto argumentativo-dissertativo, embora fossem detentores de informações sobre o tema, obtidos nas aulas de ciências, geografia e textos de diversos gêneros e fontes trabalhados em Língua Portuguesa.
Constatou-se embora tivesse sido conceituado a tipologia do texto, enfocadas as características do mesmo, que os alunos vêm de construções de textos narrativos, descritivos e informativos, desconhecendo a modalidade que deveriam trabalhar.
Fizeram uma leitura coerente dos resultados da pesquisa realizada sobre a água do planeta, tema em torno do qual deveriam argumentar, mas não foram capazes de organizar uma introdução e conclusão compatíveis com a argumentação feita.
Partindo das dificuldades constatadas, é necessário intensificar o estudo das relações causa/ conseqüência, estruturação lógica dos fatos, definir com clareza e objetividade as partes do texto argumentativo ( introdução, desenvolvimento e conclusão), assim como retomar os mecanismos lingüísticos de coesão.
A atividade vai ser retomada e executada coletivamente.



Relatório das atividades do GESTAR II

Atividade – A Água do Planeta
População alvo – alunos da 6ª, 7ª e 8ª série
Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim de Moura – Fazenda Itaíba – Santa Bárbara do Sul
Desenvolvimento:
a) xerox ampliado e levado a conhecimento dos alunos
b) discussão do resultado da pesquisa
c) conhecimento dos alunos sobre a importância da água
d) a água na nossa vida diária
e) produção textual, onde os alunos deveriam escrever ou noticia, ou reportagem, ou artigo ou narração de um fato, empregando discurso direto, com dados sobre a referida pesquisa.

Na produção textual, muitos fizeram em forma de notícia, mas a que se destacou foi a do aluno Jorge Luis Farias Gonçalves, da 6ª série, que está em anexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário